0800 880 6767 | 4003-6767 |

Inscreva-se

VESTIBULAR

Cadastre-se gratuitamente e receba o nosso guia completo.

O que é vestibular?

O vestibular é um processo seletivo usado por diferentes instituições de ensino para aprovar estudantes que queiram ingressar em um curso de graduação. Atualmente, existem diversos tipos de vestibulares para os quais você pode se inscrever.

No Brasil, alguns dos mais famosos são os da Fuvest, da Unicamp, da Unesp, da Estácio e, claro, o próprio Sisu, que está atrelado ao Enem.



Para que serve o vestibular?

O vestibular serve para verificar se o estudante tem conhecimentos básicos para ingressar em um curso de nível superior. Para verificar essa aprendizagem, é aplicada uma prova. E, dependendo da nota que cada pessoa alcançar, ela pode ou não ser aprovada para ingressar na faculdade.



Como entrar na faculdade?

Para você saber como entrar na faculdade, saiba que existem diferentes maneiras de ingresso. A mais conhecida é o vestibular tradicional, como o que existe aqui na Estácio. O formato varia de acordo com cada instituição de ensino, podendo ocorrer de forma presencial ou online.

Outro modo de ingresso muito popular é usando a nota do Enem. O estudante que realiza esse teste pode entrar em um curso de graduação de quatro formas diferentes:





Além de tudo isso, você também pode entrar em uma faculdade pedindo transferência. Quem já é graduado e deseja fazer um novo curso superior, pode optar pelo tipo de ingresso chamado “segunda graduação”. Aqui, não é preciso realizar provas de vestibular tradicionais, nem ter feito o Enem.



Como funciona o vestibular?

Para entender como funciona o vestibular, leve em conta os variados processos seletivos de cada instituição de ensino. Todavia, existem algumas etapas que não mudam: você busca pelo edital, realiza a inscrição, verifica sobre a prova e pronto, só aguardar o resultado. Vem saber mais!

Antes de qualquer coisa, você precisa buscar o edital ou o formulário de inscrição para o vestibular.

Aqui na Estácio, por exemplo, as provas ocorrem de forma recorrente. Isso significa que você pode realizá-las em diferentes períodos do ano. No entanto, muitas instituições possuem um calendário fixo de seleção, geralmente no final e no meio do ano.

Depois, realize a sua inscrição, preenchendo dados pessoais e o curso no qual deseja ingressar. Dependendo da instituição de ensino, será preciso pagar uma taxa de inscrição para validar seu registro.

A partir daí, verifique onde será feita a prova. Existem instituições em que o processo seletivo é apenas presencial. Já em outras, há a possibilidade de fazer provas online, inclusive com horário agendado, como é o caso da Estácio.

Depois de realizada a prova, basta aguardar pelo resultado e verificar se foi aprovado. Em geral, isso é disponibilizado na própria página da faculdade ou na área de registro do candidato.



Qual a diferença entre Enem e vestibular?

O Enem e o vestibular são provas que medem conhecimentos dos estudantes. O vestibular é um processo seletivo para faculdade por meio das instituições de ensino. Já o Enem é aplicado pelo INEP, tendo a nota do Enem como base para o SiSU, Fies e ProUni.

A principal vantagem do Enem é que ele oferece mais oportunidades aos alunos. Isso porque, fazendo apenas uma única inscrição no ano, é possível concorrer a vagas em diversas universidades públicas do Brasil.

Além do mais, você também pode disputar vagas com bolsa, até mesmo integrais, em instituições privadas. Para entender em detalhes como funciona o Enem, acesse o nosso guia definitivo, clicando aqui.

Todavia, o vestibular tem uma grande vantagem em relação ao Enem: as provas tendem a ter menos questões e serem mais tranquilas de realizar. Além do mais, dependendo do curso, a concorrência é bem menor do que aquela encontrada em uma seleção do Sisu, por exemplo.



Qual a diferença entre Enem e Fuvest?

A seleção da Fuvest, vestibular tradicional da USP, é bastante concorrida, tendo milhares de inscrições todos os anos. Todavia, possui uma quantidade de questões menor do que aquelas cobradas no Enem e menos concorrência do que a apresentada no Sisu.

A USP é uma das poucas universidades públicas que ainda possui processo seletivo próprio, independentemente da classificação pelo Sisu. As provas são realizadas pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) desde 1976 e estão divididas em duas fases.



Como estudar para o Enem?

As provas do Enem são compostas por uma redação e questões de múltipla escolha divididas em quatro grandes áreas do conhecimento:





O Enem é um processo de avaliação bem denso e exige muita interpretação de texto por parte dos estudantes. Sendo assim, selecionamos abaixo algumas dicas de como estudar para o Enem de modo mais eficiente:



  1. Foque nos temas mais cobrados pelo exame. Clique aqui para saber quais são eles;
  2. Tire um tempo toda semana para resolver as provas aplicadas em anos anteriores. Todas elas ficam disponíveis no site do Inep;
  3. Crie um cronograma com horários específicos apenas para estudar;
  4. Estude por mais tempo os assuntos que não domina;
  5. Fique atento às notícias do que está ocorrendo no mundo, pois a redação e várias das questões abordam acontecimentos atuais;
  6. Crie o hábito de ler. Isso vai ajudá-lo bastante na hora de responder as perguntas;
  7. Busque por cursos online para estudar os conteúdos que mais lhe causam dúvidas;
  8. Faça revisões frequentes;
  9. Memorize fórmulas importantes de matemática, física e química, pois muitas vezes elas são necessárias para resolver as questões;
  10. Aprenda a administrar o tempo de resolução de cada questão, cronometrando a resolução de simulados de anos anteriores.


Como estudar para a Fuvest?

Na primeira fase da Fuvest, você vai encontrar questões de matemática, português, biologia, física, química, geografia, história e inglês. Quem passa para a segunda responde mais perguntas de português e de outras duas a quatro matérias que variam dependendo do curso para o qual se inscreveu.

Assim, para garantir uma boa nota na Fuvest, fique de olho nas dicas abaixo:

  1. Crie um cronograma de estudos, ele vai ajudá-la a se organizar e manter a disciplina;
  2. Comece seu dia estudando os conteúdos que considera mais difíceis;
  3. Revise a cada semana os assuntos que estudou;
  4. Busque as provas de anos anteriores da Fuvest e use-as para fazer simulados semanais;
  5. Lembre-se de refazer as questões que errar, buscando, inclusive, resoluções comentadas no YouTube;
  6. Estude bastante a matéria de português, pois ela tem um peso alto para todos os cursos;
  7. Treine sua habilidade com a escrita para responder com mais facilidade as questões dissertativas;
  8. Atualize-se, pois, assim como o Enem, a Fuvest também traz questões e temas da redação baseados em acontecimentos atuais;
  9. Aproveite a tecnologia e busque por aplicativos para estudar.


O que cai no vestibular?

Uma dúvida muito comum dos candidatos é sobre as matérias que caem no vestibular. Bem, o objetivo dessa prova é medir o conhecimento que os alunos possuem da educação básica. Sendo assim, praticamente todas os testes cobram disciplinas como:

No caso do Enem, também são cobrados conteúdos de sociologia e filosofia.

Todavia, como existem diferentes tipos de vestibular, cada um deles possui sua própria estrutura de avaliação e organiza o conteúdo de forma específica.



Quais livros caem no vestibular?

Praticamente todas as provas cobram questões ligadas à literatura e, para ter um bom nível de acerto nessa área, você deve cultivar o hábito da leitura. Os conteúdos cobrados variam de acordo com o tipo de exame, porém há aquelas obras que aparecem sempre:





Caso queira conhecer melhor cada um desses títulos, vale a pena conferir o canal no YouTube da Tatiana Feltrin. Ela sempre faz resenhas sobre livros de literatura em geral, mas tem muitas postagens relacionadas às obras cobradas no vestibular.



Quais filmes ajudam no vestibular?

Você sabia que dá para estudar enquanto assiste a um conteúdo audiovisual? Existem vários filmes e séries que ajudam no vestibular. O mais bacana disso tudo é que você consegue unir diversão com aprendizagem. Confira alguns filmes que ajudam no vestibular por área do conhecimento:



Ciências humanas: filmes que ajudam no vestibular



Ciências exatas: filmes que ajudam no vestibular



Ciências biológicas: filmes que ajudam no vestibular



Quem estiver se preparando para o vestibular de Medicina, também pode conferir séries específicas sobre Medicina que mostram um pouco do cotidiano dos médicos. Assim, você tem uma ideia do que esperar da profissão antes mesmo de entrar na faculdade, como:





Para conhecer a sinopse das séries citadas e conferir, ainda, outras produções, acesse o nosso post 8 Séries sobre medicina que todo estudante deveria ver.



Quantas questões tem um vestibular?

Não existe apenas um vestibular no Brasil. Assim, a quantidade de questões das provas varia de acordo com cada processo seletivo. Assim, vamos apresentar quantas perguntas você terá que responder caso opte por participar dos quatro maiores vestibulares do país:





Como deu para notar, são muitas questões, certo? Aqui na Estácio, o vestibular é bem mais tranquilo, tendo 30 questões na prova tradicional. Caso você opte pela prova virtual, a avaliação é por meio de apenas uma redação. Ou seja, é um processo que não desgasta o candidato.



Quanto tempo dura a prova do vestibular?

Assim como ocorre com o número de questões, o tempo das provas de vestibular varia dependendo do processo seletivo para o qual você se candidatou. Porém, vale a pena conhecer aqueles previstos nos principais exames do Brasil:





No caso da Estácio, a prova de vestibular tradicional tem duração de 2h30m. Em contrapartida, a prova online tem um tempo mais reduzido, de 60 minutos, ou 1h.



Como fazer para prestar vestibular?

Primeiro, defina o curso que quer fazer e a instituição onde deseja estudar. A partir daí, procure informações no site da faculdade sobre data do exame, processo de inscrição, valor da taxa de inscrição, matérias cobradas, quantidade de questões, tempo de duração da prova, etc.

De posse de todos esses dados, você vai preencher o formulário de inscrição e optar pelo formato do vestibular (algumas instituições, como a Estácio, oferecem provas presenciais e digitais).

Caso opte pelo formato presencial, fique atento às informações sobre a data e o local do exame. Depois é só fazer a prova e esperar o resultado.

Lembre-se que prestar um vestibular não coloca você, automaticamente, em um curso de graduação. É preciso ser aprovado no exame para conseguir se matricular na faculdade. Caso não alcance a nota mínima para o curso que deseja, terá de fazer uma nova inscrição e realizar a prova mais uma vez.



Quais os principais vestibulares do Brasil?

O maior vestibular do Brasil, sem levar em conta o Enem, é o aplicado pela Fuvest, cuja seleção é para a Universidade de São Paulo. Além dele, existem outros grandes processos seletivos que atraem candidatos de todo o país. A seguir, selecionamos alguns dos principais.

Instituições públicas

Fuvest

A USP é a instituição de ensino mais procurada pelos estudantes que querem ter uma carreira sólida. Este vestibular é dividido em duas fases e atrai milhares de candidatos todos os anos. As provas são sempre presenciais e duram de 4h a 5h.



Unicamp

A Unicamp é a Universidade Estadual de Campinas e também possui um vestibular dividido em duas fases, sendo a primeira com questões objetivas e a segunda com perguntas dissertativas.



Unesp

A Universidade Estadual Paulista, ou Unesp, tem um vestibular bem “puxado”. Isso porque o aluno precisa resolver 90 questões na primeira fase e mais 60 questões na segunda fase. Todas as perguntas são de múltipla escolha e devem ser resolvidas dentro de 5h, em cada etapa.



Instituições privadas

Estácio

A Estácio é uma das principais universidades particulares do Brasil e oferece vestibular com prova presencial ou online. O aluno também tem a possibilidade de agendar o horário para a realização do teste.

As provas presenciais têm duração de 2h30m e possuem 30 questões. Já a prova virtual é composta apenas pela elaboração de uma redação e precisa ser finalizada dentro de 1h.



PUC

A PUC é a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e uma das instituições mais conhecidas e reconhecidas do país nas áreas de ciências humanas e exatas. Seu processo de vestibular é composto por uma redação mais 40 questões de múltipla escolha e tem duração de 3h.

Assim como ocorre com a Estácio, a PUC também possui provas em formato presencial e online. Porém, em ambos os casos, os exames seguem a mesma estrutura e tempo de duração.



Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco é outra popular instituição de ensino privada, recebendo milhares de inscrições todos os anos. O seu vestibular é aplicado em uma única fase, de forma presencial e com duração de 4h.

No total, os alunos precisam responder 70 questões objetivas além de fazer uma redação.

Já o processo seletivo online é realizado de modo separado, sendo composto de apenas uma redação.



Quem pode fazer vestibular?

Qualquer pessoa que tenha interesse pode participar de uma prova de vestibular. Não existe nenhum pré-requisito para fazer a inscrição. Todavia, apenas pessoas que já tenham concluído o ensino médio e sejam aprovadas na seleção conseguem realizar a matrícula na faculdade.



O que é ser cotista no vestibular?

Cotista é aquele candidato que se enquadra na Lei 12.711. De acordo com essa legislação, pessoas que cursaram o ensino médio em escolas públicas têm 50% das vagas que são disponibilizadas por instituições federais. Dentro deste montante, há uma subdivisão de vagas para:





Então, caso você se encaixe em algum desses critérios, pode se colocar como candidato cotista.

No caso das instituições públicas estaduais e das instituições privadas, a política de cotas varia de acordo com o regimento interno de cada local.



Quanto custa para fazer vestibular?

Existem muitas provas de vestibular no Brasil e todas elas possuem formatos diferentes. No caso da taxa de inscrição, a situação é a mesma: não há um valor fixo. Portanto, apresentamos os preços cobrados nos processos seletivos mais procurados pelos estudantes brasileiros. São eles:





No que se refere ao vestibular aqui da Estácio, o valor da taxa de inscrição é de R$ 100 e você pode optar pela prova presencial ou online. Ela pode ser realizada no conforto da sua casa!

Além do mais, em ambos os casos, o resultado sai rapidamente, estando disponível para o estudante depois de apenas quatro dias.



O que é treineiro na inscrição do vestibular?

Treineiro é aquela pessoa que se inscreve no vestibular apenas para adquirir experiência. Ou seja, mesmo que ela seja aprovada na seleção, não irá fazer a matrícula na faculdade. Em geral, estudantes que ainda não terminaram o ensino médio é que participam como treineiros.

Assim, eles conseguem vivenciar com antecedência como é um vestibular e, no momento em que forem fazer a prova para valer, estarão mais confiantes e seguros.

No entanto, é bom lembrar que qualquer pessoa pode escolher participar do processo seletivo como treineiro.

O Enem, a Fuvest e a Unesp possuem, inclusive, um campo específico para os candidatos treineiros. Assim, caso deseje participar nessa condição, basta marcar o campo indicativo no momento em que estiver preenchendo o formulário de inscrição.



Por quanto tempo vale a nota do vestibular?

Em geral, as notas obtidas em um vestibular valem apenas para o edital em vigor.

Sendo assim, caso tenha feito a prova da Fuvest 2021 e sido aprovado, sua pontuação vale apenas para este processo seletivo. Se, por algum motivo perder a matrícula, terá que realizar o vestibular novamente. Esse processo vale também para as provas da Unicamp e Unesp.

No caso do Enem, é preciso analisar algumas questões, pois o tempo de validade da nota varia dependendo do processo seletivo.

No caso do SiSU, você só pode se inscrever usando a nota da edição atual do Enem. Caso vá participar do Prouni, o processo é o mesmo (contudo, há possibilidade de utilizar notas de anos anteriores para vagas remanescentes).

Em contrapartida, quem vai concorrer ao Fies pode usar a nota alcançada nas edições a partir de 2010.

Já os alunos que desejem usar o Enem em substituição ao vestibular de instituições privadas, precisam analisar as regras de cada local, pois elas variam bastante.



O que estudar para o vestibular 2021?

Quase todos os editais das seleções trazem um conteúdo programático para o aluno ter como base. Ainda assim, são muitos assuntos. Pensando nisso, resolvemos apresentar os temas que são mais cobrados pelas provas de modo geral. Ou seja, aqueles que você precisa estudar:





Nós sabemos que parece impossível dar conta de tudo isso. Porém, usando as técnicas de estudo corretas, você conseguirá melhorar seu desempenho acadêmico.

E, para te ajudar ainda mais nesse processo, criamos o conteúdo "Como assimilar os estudos?". Ele está disponível em nosso blog, confira!



Por onde começar a estudar para o vestibular do zero?

Antes de tudo, monte um cronograma. Liste em quais dias da semana você vai estudar, a partir de que horas e por quanto tempo. Lembre-se que cada pessoa rende melhor em determinado período do dia. Assim, é importante entender qual o seu melhor horário para estudar.

Depois, defina uma matéria para cada dia do cronograma. Vale a pena começar seus estudos tendo como base os conteúdos apresentados no tópico anterior. Porém, você pode escolher qual sequência funciona melhor para o seu ritmo.

Outra dica bacana é tomar como base o conteúdo programático do Enem, que é o maior vestibular do Brasil. Porém, caso já tenha em mente a prova para a qual vai se inscrever, como a Fuvest, por exemplo, leve em conta o conteúdo programático do último edital.

Você também pode criar um grupo de estudos no WhatsApp para tirar dúvidas e ajudá-la a entender melhor assuntos mais complicados.

Outra boa prática é se inscrever em um cursinho pré-vestibular, presencial ou online, e acompanhar canais de educação no YouTube.



O que estudar para passar em Medicina?

Quem pretende ingressar em uma faculdade de Medicina sabe que precisa investir muito nos estudos. Você deve organizar bem seu tempo de estudos, bem como o cronograma de aprendizagem, dando atenção especial às matérias mais cobradas nessa área. Elas são: química, física e biologia.

Para entender isso de forma aprofundada, acesse nosso post "O que estudar para passar em Medicina?". Detalhamos tudo o que você precisa saber sobre o tema.



É difícil passar em uma faculdade particular de Medicina?

O primeiro passo para seguir carreira em Medicina é ser aprovado em uma faculdade, seja ela pública ou privada. No caso das instituições privadas, a concorrência é menor do que aquela enfrentada nas universidades públicas.

Além do mais, o vestibular tende a ser mais tranquilo. Mas isso não significa que seja fácil conseguir a aprovação. Você ainda precisará garantir uma boa nota na prova objetiva e ter um bom desempenho na redação.

Para entrar na faculdade de Medicina aqui da Estácio, por exemplo, você deve fazer a inscrição para o vestibular em nosso site, pagar uma taxa e responder a uma prova de múltipla escolha, além de criar uma redação.

Também é possível ingressar usando a sua nota do Enem. Neste caso, dependendo da pontuação alcançada, você consegue substituir o vestibular. Além disso, é possível entrar aqui na Estácio por meio de transferência.

É importante lembrar que, na avaliação do MEC, o curso de Medicina da Estácio aparece como um dos melhores oferecidos em faculdades privadas.



O que é pré-vestibular?

Pré-vestibular é um curso que tem o objetivo de preparar os estudantes para a prova do vestibular. Ele também é conhecido como cursinho e é ofertado por diversas instituições de ensino.

Ao longo das aulas, os estudantes revisam todos os conteúdos cobrados pelos principais processos seletivos do Brasil, como Enem, Fuvest, Unicamp, etc. Além disso, fazem simulados e resolvem muitas questões. Ou seja, é algo que ajuda muito na aprovação.

A questão é que nem todos conseguem pagar um pré-vestibular. Pensando nisso, a Estácio resolveu fazer uma parceria com a Eleva Educação e criar a plataforma Resolve Sim. Além dele, a Estácio conta com a Enem Action, a maior plataforma gratuita preparatória para o Enem.

Voltada para alunos da rede pública de ensino, a Resolve Sim o a Enem Action são cursos totalmente gratuitos e online que ajudam na preparação do Enem e de vários outros vestibulares.



Como são as provas do vestibular da Estácio?

Como já mencionamos, a Estácio oferece aos estudantes diferentes formas de ingresso na faculdade:





No que se refere ao vestibular, você precisa saber que as provas podem ser online ou presencial.

Quem opta pelo modelo presencial, precisa fazer um teste com 30 questões de múltipla escolha, que abordam conteúdos de português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Além disso, deve escrever uma redação com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30. O tempo máximo para finalizar o exame é de 2h30m.



Como funciona o vestibular online da Estácio?

No caso do vestibular online, a seleção consiste na elaboração de uma redação e tem duração de 1h. Para entender todos os detalhes deste processo seletivo, acesse o nosso blog post Vestibular digital Estácio.



Como é a prova de redação da Estácio?

Em todas as provas de vestibular aqui da Estácio, seja no formato presencial ou online, o aluno precisa criar uma redação. O texto deve ser do gênero dissertativo-argumentativo e ter entre 20 e 30 linhas. Além disso, o tema a ser abordado na redação é divulgado apenas na hora do exame.

A prova tem pontuação de 0 a 10 e corresponde a 40% da nota total do vestibular.

Para te ajudar a construir um bom texto, criamos um post com diversas dicas importantes. Clique aqui e confira o material completo.

Lembre-se também de trabalhar o hábito da leitura, pois isso vai contribuir para que você escreva mais rapidamente, tenha melhor domínio da interpretação de texto e da gramática.



Como faço para saber se passei no vestibular da Estácio?

Para verificar sua classificação no vestibular da Estácio, basta acessar o portal do candidato. Esta é uma área dentro do site da universidade na qual você entra usando seu número de CPF.

Dentro do portal, é possível conferir todos os dados da sua inscrição, bem como verificar a nota obtida no vestibular.

Para os candidatos ao curso de Medicina, também é possível entrar no site medvest.com.br para ter acesso ao resultado final.

Caso tenha sido aprovado, fique atento ao prazo de matrícula para não perder a sua vaga. Depois, é só comemorar, pois você torna-se um aluno Estácio.

Lembre-se, ainda, que nossa instituição oferta cursos em diferentes formatos. Assim, basta escolher o que melhor atende às suas necessidades. Confira em nosso portal, os detalhes relacionados às modalidades de graduação que possuímos.



Vantagens de fazer MBA na Estácio

O MBA da Estácio possui docentes extremamente qualificados; cursos de rápida duração, que podem ser concluídos em seis meses; MBA online com flexibilidade de estudo; conteúdo para desenvolvimento estratégico de liderança; foco no desenvolvimento pessoal e profissional; e mais de 50 anos de experiência empreendedora.

Bem, agora é com você. Quer elevar sua carreira e conseguir se destacar no mercado de trabalho? Então, invista em um curso de MBA. Venha estudar aqui na Estácio, seja de forma presencial ou online.

Garanta seu futuro!

Notícias do Vestibular

O que você está procurando?

É preciso fazer vestibular para entrar na faculdade?

De forma geral, sim. Porém, você também pode entrar na faculdade por meio de transferência externa, usando o diploma de outra graduação ou com a sua nota do Enem.

Quando passa no vestibular ganha bolsa?

A questão das bolsas de estudo não têm relação direta com a aprovação em um vestibular. Caso precise de uma bolsa, você pode entrar em contato com a faculdade e verificar as opções por ela oferecidas.

Quem passa no Enem precisa pagar a faculdade?

Depende do processo seletivo ao qual esteja se candidatando. Caso tenha sido aprovado no Sisu, a resposta é não, pois as instituições são públicas. No caso das faculdades particulares, é preciso verificar as opções de bolsas que elas oferecem ou tentar a seleção pelo Prouni.

Tem como reprovar no vestibular de faculdade particular?

Sim. Todo vestibular é um processo seletivo. Sendo assim, caso não alcance a pontuação mínima exigida pela instituição para ingressar em determinado curso de graduação, será reprovado e não poderá se matricular na faculdade.

Quem está no segundo ano pode prestar vestibular?

Sim. Na verdade, qualquer pessoa pode fazer uma prova de vestibular. A questão é que, se você for aprovado sem ter concluído o ensino médio, não poderá realizar a matrícula na faculdade.

Quanto custa um curso pré-vestibular?

O valor de um curso pré-vestibular varia bastante a depender da instituição de ensino, do período em que as aulas serão realizadas e da cidade em que ele é ofertado. Assim, os preços podem ir de R$ 230/mensal até R$2.000/mensal.

Para os alunos da rede pública, a Estácio criou plataformas chamadas Resolve Sim e Enem Action. As plataformas são cursos totalmente gratuitos e online que ajudam na preparação do Enem e de vários outros vestibulares.

Quantas questões tem que acertar para passar no vestibular?

Não existe um número padrão para isso, afinal, a quantidade de acertos varia dependendo do curso escolhido. Porém, podemos listar a quantidade mínima de questões que você precisa garantir para não ser eliminado:

  • Fuvest: 27 acertos, correspondendo a 30% das questões da primeira fase;
  • Unesp: 20 acertos na primeira fase e 15 acertos na segunda fase;
  • Unicamp: pelo menos uma questão em cada prova.

No caso do Enem, não há um número X de questões, pois o Inep usa um complexo sistema para calcular a pontuação final. Porém, a nota mínima exigida pela maior parte das instituições e programas do governo é de 300 pontos.

O que é ppi no vestibular?

PPI é a sigla para os candidatos cotistas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

Quem faz supletivo pode fazer vestibular?

Sim. Ao concluir seu curso supletivo do ensino médio ou fazer o exame do Encceja, você recebe o diploma do 2º grau e está apto a fazer o vestibular e, caso aprovado, ingressar em uma faculdade.

O que é vestibular agendado?

O vestibular agendado ocorre quando o aluno pode selecionar o dia e a hora em que deseja fazer a prova. Essa é uma opção que garante flexibilidade ao candidato que quer participar do processo seletivo, mas tem uma rotina muito corrida.

Ver Mais